A Fundação Lar de São Bento é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada no dia 12 de Outubro de 1959, por disposição testamentária de D. Maria Cristina Gomes Barroso Louro, com a finalidade de prestar assistência à terceira idade.

A Instituição tem sede na casa de residência da sua fundadora, na Rua de São Bento, n.º 80 em Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa e distrito de Beja.

A fundação nos seus primórdios tinha como objectivo principal prestar assistência aos idosos da localidade e Vale de Vargo, inicialmente com a resposta social Lar de Idosos, agora designada Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e posteriormente o Centro de Dia.   

No seguimento das alterações que se verificaram na sociedade portuguesa, a fundação celebrou acordo de cooperação com o Instituto de Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Beja, com o intuito de melhorar a qualidade de serviços prestados ao grupo alvo. A instituição sentiu necessidade de proceder a uma acção mais forte, passando a desenvolver um outro tipo de respostas sociais. Assim mediante alguns esforços, passou a o serviço de apoio domiciliário (para o qual também existe acordo de cooperação com a referida entidade). Esforços estes, que também vieram a permitir prestar apoio a idosos de toda a localidade.

Numa óptica de adaptação à realidade, as instalações sofreram obras de remodelação e ampliação, que tornaram o espaço mais agradável e mais acolhedor para os clientes, família e comunidade.

Após as referidas obras, a fundação passou a dispor de quartos individuais, duplos e triplos com casa de banho privativa e climatização e amplas salas de convívio. O equipamento está adaptado às necessidades dos seus utilizadores. Atualmente a fundação tem capacidade de resposta para 41 clientes em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, 12 clientes no Centro de Dia e 31 clientes no Serviço de Apoio Domiciliário.

A Fundação revela-se cada vez mais empreendedora, e por esse mesmo motivo tem vindo a promover a implementação da Politica de Gestão da Qualidade.

Actualmente é uma instituição moderna, mas sempre seguindo o espírito que teve como base na sua criação.

Missão:

A missão é receber, apoiar e garantir/defender os direitos e necessidades das pessoas idosas, suas famílias e comunidade envolvente, de forma integrada e personalizada.

A fundação tem como objectivo contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas a partir dos 65 anos e de outras sempre que a sua situação familiar, económica ou de saúde o justifique, proporcionando-lhes boas condições de acolhimento, físico e humano, tendo como pilar primordial o trabalho em parceria com as famílias.  

Visão:

A Fundação Lar de São Bento pretende continuar a ser uma instituição de referência na comunidade, baseando a sua intervenção na melhoria contínua das suas praticas e na elevação da qualidade dos serviços prestados.  

Pretende prestar o serviço cada vez mais qualificado e certificado nas respostas sociais que desenvolve, tendo sempre em vista a satisfação das necessidades dos idosos e respectivas famílias.

Valores da Fundação Lar de São Bento:

Valores cristãos: privilegia os valores morais que são património dos povos europeus, os valores cristãos são um instrumento que permite a existência da solidariedade e fraternidade entre iguais;

Orientação moral e espiritual: privilegia o culto da religião, uma vez que os idosos vêm nele uma forma essencial de estar na vida;

Respeito pelos valores humanos: contempla os valores como a justiça, a verdade, a ética, a disciplina e a integridade como forma de promoção do bem - estar pessoal e colectivo, como promoção do auto-controle, auto-estima e auto-confiança;

Solidariedade: promoção dos direitos de inclusão, ponderação das necessidades de cada cliente, tomando-as como responsabilidade institucional, tentando assim perceber a sua causa e a sua possível solução;

Confiança: introduz o respeito e o bom relacionamento entre iguais;

Centralidade no cliente: privilegia as necessidades dos clientes, bem como os seus direitos e interesses;

Qualificação dos profissionais: promoção do potencial humano de forma a garantir a qualidade de intervenção, contribuindo assim para o bem-estar do cliente e comunidade;

Qualidade das intervenções: avaliação contínua da intervenção dos profissionais no âmbito do bem-estar dos clientes;

Integração de respostas: a fundação pretende que os seus serviços e profissionais adoptem medidas intervencionistas e operacionais, fomentando estratégias que constituam uma rede de acções capazes de contornar a problemática do envelhecimento e dependência física.